Personagens
 

Juracy de Sousa Barros

Nasce em Pedra do Anta, onde faz o curso primário na  Fazenda “Cachoeira da Laje”, de seu pai. Forma-se nor­malista pela Escola Normal Nossa Senhora do Carmo e integra a primeira turma de Administração do Lar (1952), pela Escola Su­perior de Ciências Domésticas da Universidade Rural do Es­tado de ·Minas Gerais (UREMG), atual Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde também bacharela-se em Ciências Do­mésticas em 1960.

Em 1964, freqüenta os cursos de Literatura Brasileira, Literatu­ra Portuguesa, Teoria Literária, Estética, Lingüística, Estilísti­ca, Língua Portuguesa, Histó­ria Moderna, História Medie­val, História Contemporânea e Geopolítica na Facul­dade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, durante dois semes­tres.

Publica apostilas, artigos em boletins, jornais locais e de outras cidades, além de crôni­cas quinzenais, como Vestibu­lar na UFV - análise e comen­tários (1978), Lúcio Cardoso, uma presença no romance de 30, e Estereótipos na Obra de Graciliano Ramos, dentre outros.

Colabora na redação do Catálogo Analí­tico de Ciências Domésticas (1969) e na série de apresen­tações e resenhas para textos. Foi uma das primeiras professoras que contribuíram , e muito, para a criação e consolidação do Curso de Letras na UFV, onde é lotada de 1978 a 1989, quando se aposenta como professora adjunta IV.

Extraído do Jornal Folha da Mata
22.08.2008