Apresentação
 

Felizes as instituições que não esquecem seus construtores, particularmente aqueles que, embora envoltos pelo manto da modéstia e da humildade, deixam marcos de trabalho e dedicação. A galeria de pioneiros na criação, fundação e consolidação da antes Escola Superior de Agricultura e Veterinária - ESAV (1926-1948), depois Universidade Rural do Estado de Minas Gerais – UREMG (1948-1969) e, finalmente, Universidade Federal de Viçosa - UFV, a partir de 1969, é muito expressiva, e vem-se ampliando a cada dia.

Buscando reconstituir e preservar a memória da UFV, muito foi pesquisado em arquivos, bibliotecas, relatórios, depoimentos – daí surgiu quase uma dezena de trabalhos e publicações – e muito de humano se descobriu em suas personagens – homens de visão, que se vincularam à Instituição, academicamente e, ou, empregando esforços no afã de seu desenvolvimento e progresso.

Portanto, a esses pioneiros, que deixaram impressões profundas, se deve um reconhecimento definitivo; e, sem dúvida, no conjunto fecundo de suas participações individuais, ativas e marcantes, é que se estrutura a consciência institucional. A eles e àqueles que os seguiram no zelo e nas ações em prol da Universidade, cuja trajetória rompeu há muito os limites de Viçosa, do Estado de Minas Gerais e do Brasil, é dedicado este trabalho.

Já vinha fervilhando desde algum tempo a idéia de resgatar o passado da UFV, entremeando-o com a biografia de seus benfeitores, mas, durante as comemorações de seus 80 anos, em 2006, foi que tomou corpo. Por isso, este site, elaborado com dois objetivos: primeiro, recuperar, organizar e disponibilizar em meio digital a história institucional; segundo, estimular a comunidade a render homenagem àqueles de que dela participaram.

Muitos estranharão, talvez, a ausência de nomes, o que se deve a dificuldade ou impossibilidade de encontrar dados, embora se tenha aplicado nisso o maior empenho. Basta verificar, em cada biografia, aqui e ali, entrelinhadas colaborações, com a transcrição de seus autores, pinçadas de publicações antigas - como Informativo UREMG, UFV Informa, Jornal da UFV -, principais fontes de valiosos testemunhos.

Ao contrário de um livro impresso, as facilidades da informática permitem que, a qualquer momento, de posse de dados concretos e fiéis, se possam corrigir omissões e erros e incluir nomes que efetivamente tiveram ou têm relevância na e para a história da Instituição. Em seu pano de fundo, portanto, este é um trabalho de muitos, mas a personagem principal é sempre a Universidade Federal de Viçosa.

Manter a originalidade e a veracidade de biografias e currículos de professores, funcionários, alunos e outros mais que dedicaram sua vida à Instituição, com total desprendimento, com ações e atitudes pioneiras, com iniciativas preciosas e indeléveis, e situá-los na cronologia dos acontecimentos importantes da UFV, de seus primórdios aos dias atuais: é o que aqui se propõe, priorizando suas duas primeiras fases - ESAV e UREMG.

Os Organizadores