Personagens
 

José Maria Pompeu Memória

Nasce em Fortaleza, Ceará, no dia 26 de setembro de 1917. Em 1934, ingressa na Escola Superior de Agricultura e Veterinária – ESAV, atual Universidade Federal de Viçosa – UFV, e obtém o grau de engenheiro-agrônomo, em 15 de dezembro de 1937. Permanece em Viçosa como Professor Auxiliar de Física, no Departamento de Engenharia Rural, sendo promovido a Professor Assistente de Matemática, em 1941.

No ano de 1943, casa-se com Eugênia Pereira Santiago, com quem tem dois filhos e duas filhas, que lhes dão quatro netos, duas netas e dois bisnetos.

Em 1946, recebe uma bolsa de estudos do “United States Weather Bureau”, para estudar na “Iowa State University”, em Ames, onde tem como professores George Snedecor e Oscar Kempthorne, entre outros. Obtém, em 1947, o grau de “Master of Science” em Agroclimatologia e Estatística.
 
Regressa dos Estados Unidos em 1948, e é promovido a Professor Adjunto de Estatística Experimental. Permanece como professor em Viçosa até agosto de 1953, ano em que leciona seu último curso de Meteorologia. Durante este período recebe uma bolsa de estudos do Conselho Britânico para freqüentar, como “research student”, no ano letivo 1951/1952, o Laboratório de Estatística da Universidade de Cambridge, onde assiste os cursos exigidos para o Diploma de Estatística Matemática.
 
Em 1953, transfere-se, por motivo de saúde, para Belo Horizonte, onde trabalha, inicialmente, no Instituto de Zootecnia, como Consultor Estatístico da Comissão Nacional de Pecuária Leiteira. Posteriormente, transfere-se para a Escola de Veterinária, onde leciona, no período de 1953 a 1965, como Professor Adjunto, a matéria Estatística Aplicada na cadeira de Zootecnia Geral e Melhoramento Genético. Publica vários trabalhos e é um dos tradutores do livro Melhoramento Genético dos Animais Domésticos, de autoria de Jay L. Lush (USAID, Rio, 570 pp. 1964). Entre agosto de 1959 e fevereiro de 1960, fica à disposição do Instituto de Tecnologia Rural da Universidade Federal do Ceará, onde ministra um curso de Estatística Aplicada à Pesquisa Científica para técnicos do Instituto e professores da Universidade, o que resulta na publicação de uma apostila sobre o tema, ao final do curso.

Em 1954, ingressa na Universidade Federal de Minas Gerais, tendo lecionado Biometria no Instituto de Biologia da Faculdade de Filosofia. Em 1955, é contratado como Auxiliar de Ensino de Estatística Geral e Aplicada do Curso de Ciências Sociais, ocupando, posteriormente, o cargo de Professor Assistente de Estatística Educacional dos Cursos de Pedagogia e Psicologia. Em seguida, é promovido a Professor Adjunto de Estatística do Instituto de Ciências Exatas. Em 1965, obtém, com distinção, o grau de Doutor em Estatística Educacional na Faculdade de Filosofia da UFMG, com a tese “A amostragem probabilística na pesquisa educacional: uma aplicação nos clubes 4S da ACAR”. Seus contatos em Belo Horizonte estendem-se pela área médica, como consultor do Instituto de Endemias Rurais, e leciona Bioestatística na Faculdade de Medicina, durante o período de 1960 a 1965. Estas atividades levam-no a receber uma bolsa de estudos da Organização Pan-Americana da Saúde para realizar estágio nos Estados Unidos, durante o período de julho a dezembro de 1962. Este estágio compreende um curso na Universidade de Stanford e outro na Universidade de Columbia, tendo recebido, no final, um Certificado de estudos avançados em Bioestatística.

No início de 1966, obtém licença da UFMG para trabalhar como estatístico na Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO, onde realiza inúmeros trabalhos nas mais diferentes regiões assistidas por esse organismo internacional das Nações Unidas. Ao deixar a FAO, no fim de 1977, é colocado à disposição da EMBRAPA, por solicitação do presidente desta Empresa de Pesquisa, ao Reitor da UFMG. Inicia seu trabalho na EMBRAPA em janeiro de 1978, como assessor do Departamento Técnico-Científico, e, em 1979, assume a chefia da recém-criada Assessoria de Cooperação Internacional, onde permaneceu até fevereiro de 1985.

Aposenta-se de seu cargo na UFMG e aceita, em 1986, convite da Universidade de Brasília - UnB para atuar como Professor Titular Visitante no Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas, reiniciando suas atividades de magistério, após uma interrupção de 20 anos. Em 1994, aposenta-se em caráter definitivo, tendo publicado, durante sua vida profissional, 89 trabalhos. Sua vivência no mundo da estatística permitiu-lhe acumular grande conhecimento nesta área e ser reconhecido pelo Conselho Federal de Estatística, que lhe concede a Carteira Profissional de Estatístico. Os amantes da história dos conhecimentos científicos terão, obrigatoriamente, que ler trabalho de sua autoria onde relata a história da estatística (MEMÓRIA J.M.P. 2004. Breve História da Estatística. Brasília: EMBRAPA. 111 p.).

Leonardo de Britto Giordano
Brasília, fevereiro , 2009

Francisco São José