Personagens
 

Jacintho Soares de Souza Lima

Natural de Tuiutinga, antigo Distrito de Visconde do Rio Branco, Jacintho Soares de Souza Lima cedo se diploma em Medicina, pela Faculdade do Rio de Janeiro, seguindo logo depois para a Europa, onde, nos hospitais de Viena e Paris, aperfeiça seu aprendizado. Médico humanitário e competente, e, como político autêntico, vereador e prefeito de Ubá.

Na história desta Universidade, que ele amou e à qual serviu com idealismo e desprendimento, destaca-se sua importante participação na criação da Semana do Fazendeiro, em 1929, juntamente com João Carlos Belo Lisboa, então diretor da Escola Superior de Agricultura e Veterinária, e os estudantes Joaquim Fernandes Braga e José Coelho da Silva. Não apenas funda, mas participa, ativamente, de todas as Semanas. Desde a primeira delas, em julho de 1929, Jacintho se faz seu maior propagandista e estimulador, liderando as mais numerosas caravanas de agricultores que vieram a Viçosa. Seu jornal Cidade de Ubá, fundado em 1937, foi sempre veículo permanente de difusão da Semana do Fazendeiro.

Reconhecendo seu trabalho valioso, confere-lhe o governo do Estado a Medalha de Honra da Inconfidência. Foi membro do primeiro Conselho Diretor da Universidade Federal de Viçosa.

Aos 69 anos faleceu em sua residência, em Ubá, em agosto de 1970.


UFV Informa. agosto, 1970