Iniciou suas atividades profissionais, em 1921 como auxiliar do engenheiro-chefe das obras de construção da Escola Superior de Agricultura e Veterinária, até fevereiro de 1929, quando passou a fazer parte do seu corpo docente e chefia o Departamento de Engenharia Rural, aqui aposentando-se, em 1951, como professor-adjunto de topografia.
Pela firmeza do seu caráter e pela bondade do seu coração, Mário Machado foi uma personalidade impar no seio da comunidade viçosense, tendo participado, com abnegação e trabalho, de várias obras de interesse público na cidade. Basta se diga que foi ele o engenheiro responsável pela orientação técnica dos primeiros calçamentos que a cidade recebeu e pela construção da balaustrada do trecho antigo da avenida Bueno Brandão, além de ter prestado assistência ao monsenhor Modesto de Paiva, na construção da Matriz de Santa Rita de Cássia.
O viçosense Mário das Neves Machado, que foi homenageado em 1975, por ocasião das comemorações do Centenário de Nascimento do Presidente Arthur da Silva Bernardes, como primeiro engenheiro de Viçosa.
UFV Informa. n.422, 1976 |
|