Personagens
 

João Moojen de Oliveira

Nasce em 1º de dezembro de 1904, na cidade de Leopoldina-MG. Formado em Farmácia no Rio de Janeiro, foi, inicialmente, professor de Botânica e ciências no Ginásio no Ginásio de Além Paraíba-MG, onde também exerceu a professão de farmacêutico.

Pela sua competência e conhecimentos de Zoologia e Biologia, foi convidado, em 1933, pelo segundo diretor da ESAV, professor J. Bello Lisboa, para leciona em Viçosa. Na Entomologia , foi o continuador aprimorado dos professores Dr. Road e Dr. Hambleton, dos Estados Unidos, tendo deixado um acervo precioso nas coleções de insetos, aves, roedores e outros animais.

Em 1938, o professor João Moojen de Oliveira foi requisitado pelo Ministério da Educação e Cultura para prestar serviços, em suas especialidades, além de pesquisador em Zoologia, Botânica e Antropologia, no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, onde esteve até 1946. Depois, foi para a Universidade de Kansas, em Lawrence, nos Estados Unidos, onde, por três anos, fez especializações em Zoologia, Antropologia e Biologia. No Arizona e Colorado, por quatro meses, fez estudos de paleontologia. Regressando ao Brasil, em 1949, voltou ao Museu Nacional, onde trabalhou sob a direção da Dra. Heloísa Alberto Torres e, depois, de José Candido Melo Carvalho (diretor), que fora seu aluno de Zoologia em Viçosa, no curso de Veterinária.

Em 1959, foi convidado pelo Dr. Israel Pinheiro, durante a construção de Brasília, onde esteve por quatro anos, para instalar o Jardim Zoológico. Colaborou, ainda, com artigos em revistas nacionais e do exterior. Sua contribuição a um melhor conhecimento da Zoologia foi notável e, na época, comentada até em publicações dos Estados Unidos e da Europa, pois foi mestre exemplar e cientista renomado.

O falecimento do professor João Moojen de Oliveira foi comunicado ao Reitor da UFV, professor Geraldo Martins Chaves, pelo ex-aluno e jornalista Ivan M. Vianna, de Belo Horizonte.

 

Fonte: Jornal da UFV. n.890, de 11/04/1985