Personagens
 

Anníbal José Alves Tôrres

Faz os cursos primário e secundário em Viçosa, sua terra natal, revelando, desde logo, sua dedicação aos estudos  e determinação de prossegui-los em níveis mais altos. Presta exame vestibular e, vitorioso, matricula-se no curso de Veterinária da ESAV, diploma-se médico veterinário em 15.12.36, integrando a segunda turma da Escola.

Em 1942, com sua transferência para Belo Horizonte, o curso de Veterinária, leva, praticamente, todos seus professores. O professor Anníbal, porém, preferiu permanecer em Viçosa, na Escola Superior de Agricultura, que manteve um Departamento de Veterinária. Leciona, então, e com brilho, várias disciplinas, conquistando, logo, a Chefia do Departamento. Exerce variadas funções administrativas, incluindo a de Diretor Geral de Assistência, e preside diversas bancas examinadoras para concursos de títulos e provas.

Freqüenta, durante quatro anos meses, a École Vetérinaire du Toulouse, França, e faz várias viagens ao exterior, acompanhando estudantes em excursões.

Vitorioso em concurso público de títulos e provas, torna-se professor catedrático de Higiene e Política Sanitária Animal.

Publica vários trabalhos técnicos e científicos na Revista Ceres. Exercita  intensamente, e com sucesso, sua profissão, na área prática, prestando assistência veterinária,   tanto aos animais da Escola como aos dos produtores rurais da região.
 
O professor Anníbal foi presidente da Associação dos Ex-Alunos da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG) e primeiro presidente da Associação de Professores (APUREMG).

Inteligente, bem preparado, ameno, sempre pronto para o diálogo construtivo, conquista facilmente a amizade e o respeito, tanto dos alunos como de seus colegas.

Apesar de suas intensas responsabilidades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, não lhe falta tempo para várias outras atividades, assim no ambiente universitário como fora dele, a favor de sua terra natal.

Funda o jornal A Cidade, do qual foi Diretor, cujo primeiro número circula em 15.10.61. Tendo a fortuna de congregar talentosa equipe de colaboradores, assiste, de pronto, a seu notável sucesso.

Foi sócio fundador do Rotary Club de Viçosa. Desportista desde sua meninice, integra-se ao Viçosa  Atlético Clube e dele se torna presidente durante vários anos, realizando obra admirável, tanto no terreno desportivo propriamente dito, como em atividades sociais, sempre lembradas.

Com arrojo e determinação, consegue  construir uma sede social para o Clube, que se localiza na Avenida P. H. Rolfs. Para isto, obtém do então Governador Juscelino Kubitschek de Oliveira, através da verba da Loteria Mineira, doação de 400.000 cruzeiros.

Ao aposentar-se pela UREMG, aceita convite da Universidade Federal de Goiás para atuar como Regente da Cátedra na Escola de Agronomia e Veterinária, transferindo-se, em 1966,  para Goiânia.

Regente de Cátedra, concursado, cria a cadeira de Higiene e Saúde Pública e ministra várias disciplinas, destacando-se, com reconhecimento geral, no novo ambiente universitário.

Cumprida sua tarefa em Goiânia, retorna  ao convívio de familiares e de numerosos amigos, em sua amorável Viçosa, onde falece,  em 19.6.1995.

 

Gilson Potsch Magalhães
Fevereiro. 2008

Anibal José Alves Torres