Personagens
 

Alberto Daker

Filho de libaneses radicados em Viçosa, ingressou no curso de Agronomia em 1939, graduando-se em 1943, na antiga ESAV. No curso, teve um desempenho acadêmico destacado, além de ter sido um esportista de grande mérito, líder que foi nas provas de salto com vara.
Foi admitido como professor em 18.01.1944, função em que permaneceu até 07.07.1966, quando se aposentou.
Esteve vinculado, como professor, ao Departamento de Engenharia Rural, hoje Engenharia Agrícola, atuando na área de Hidráulica Agrícola, na graduação, e, posteriormente, na década de 1960, como professor do curso de pós-graduação em Irrigação e Drenagem. Professor de grande mérito acadêmico e de fácil trato com os estudantes, mereceu sempre, de todos, o maior respeito e reconhecimento.
Desenvolveu inúmeros e importante trabalhos de pesquisa e extensão, como projetos de abastecimento de água de várias localidades, incluindo Paula Cândido e Viçosa, além da construção de inúmeras barragens para acumulação de água, como as existentes na própria UFV.
Em 1952 completou seu mestrado em Hidráulica Agrícola, tendo sido o primeiro brasileiro a obter o título de "Master of Science in Agricultural Engineering" na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
Em 1954 prestou concurso para professor catedrático, defendendo tese relativa à sua área, sendo o mais jovem catedrático, até então, no Brasil. Publicou inúmeros trabalhos, destacando-se os três volumes de “A Água na Agricultura - Irrigação e Drenagem”, que nortearam os estudantes de Viçosa e do Brasil inteiro, por muitos anos. Obra concisa, objetiva e de grande sentido prático, mereceu, sempre, o reconhecimento de todos.
Aposentado, trabalhou como assessor de empresas particulares e, por alguns anos, foi técnico contratado pela OEA, com atividades em alguns países sul-americanos. Ainda depois de aposentado, foi técnico na EMATER/MG, em assessorias ligadas a Hidráulica. Prestou inúmeras outras assessorias nos mais diversos órgãos públicos e privados no Brasil.
Foi casado com Maria Viotti Daker por quase sessenta anos, deixando quatro filhos e muitos netos. Faleceu em Belo Horizonte, onde residia, no dia 24 de dezembro de 2014, aos 93 anos de idade.

                                                                                     Telmo Carvalho Alves da Silva
Janeiro/2014